Resultados de busca
15 resultados encontrados com uma busca vazia
- INCLUSÃO: OURO BRANCO GANHA REFERÊNCIA EM ACOLHIMENTO TEA
Com investimento de R$200 mil e foco no desenvolvimento multissensorial, unidade do Parque Girassol em Ouro Branco marca expansão do projeto para o interior de Minas. Por Luan Nicola — rpi webtv Reprodução / Matheus Bongiovani - SEDESE O Governo de Minas inaugurou, nesta terça-feira (28), o Parque Girassol nas dependências da Apae de Ouro Branco, na região Central do estado. Com investimento de aproximadamente R$200 mil, o espaço de 70 metros quadrados foi projetado especificamente para o acolhimento de crianças com deficiência, com foco prioritário no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Diferente de ambientes terapêuticos fechados, o parque propõe o estímulo ao ar livre. O governador de Minas Gerais, Mateus Simões, destacou como a estrutura física auxilia no tratamento e na convivência familiar: "Esse é um parque que lembra as nossas salas multissensoriais na lógica de estímulo com cor, com textura. Ele tem uma perspectiva lúdica e educacional, desenhado para pessoas com TEA, mas dá a oportunidade de a criança interagir com outras e com seus familiares ao ar livre. Isso muda muito a interação da família com esse momento de estímulo". O projeto piloto, implantado em Belo Horizonte em dezembro de 2025, serviu de base para a expansão. A diretora do Instituto AMA, Bell Magalhães, idealizadora do conceito, explica que o objetivo é criar pontes entre diferentes realidades: “O Parque Girassol foi idealizado para transformar espaços públicos em ambientes acessíveis e acolhedores, propícios para convivência entre crianças típicas e atípicas e suas famílias. Com o sucesso do Parque Modelo em BH, que teve nota média de 9.2, é uma satisfação anunciar a expansão para mais 16 cidades”. O secretário interino de Desenvolvimento Social (Sedese), Ricardo Alves, reforçou que a iniciativa reflete o compromisso em fortalecer a rede de apoio a quem mais precisa, elevando a qualidade de vida das famílias atípicas em todo o estado. Durante a cerimônia, uma apresentação musical feita pelas crianças simbolizou o potencial inclusivo do novo equipamento.
- MUTIRÃO JOVEM APRENDIZ OFERECE MAIS DE 5 MIL VAGAS EM BELO HORIZONTE
Ação realizada no estacionamento do Minas Shopping reuniu jovens de 14 a 24 anos em busca de inserção no mercado de trabalho e qualificação profissional. Por Luan Nicola — rpi webtv Reprodução / SEDESE Neste sábado (25), o estacionamento do Minas Shopping, em Belo Horizonte, recebeu o Mutirão Jovem Aprendiz. A iniciativa, promovida pelo Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), mobilizou dezenas de entidades e empresas em prol da empregabilidade de jovens entre 14 e 24 anos. Ao longo de todo o dia, os participantes tiveram acesso a mais de 5 mil vagas, abrangendo modalidades de emprego em estágio e o programa Jovem Aprendiz. O evento disponibilizou serviços de orientação profissional, palestras educativas e encaminhamentos para processos seletivos. Foco na qualificação e primeiro emprego: De acordo com o secretário de Estado interino de Desenvolvimento Social, Ricardo Alves, o feirão cumpre um papel estratégico ao centralizar informações em um único local. "Esse feirão é fundamental para que o jovem tenha acesso às informações do primeiro emprego, do jovem aprendiz e de estágios. A juventude quer trabalhar e ter uma perspectiva melhor de vida. O evento gera essa qualificação para que eles entrem melhor no mercado de trabalho", destacou o secretário. Um dos destaques da programação foi o estande do programa Evolução Jovem. O projeto ofereceu vagas com carteira assinada destinadas especificamente a estudantes da rede pública de ensino. O modelo busca garantir que o jovem consiga conciliar a jornada de trabalho com a frequência escolar, evitando a evasão e promovendo a experiência profissional. Inclusão e Transformação Social: Para a organização, o mutirão vai além da simples oferta de vagas, atuando como uma ferramenta de cidadania. Carlos Júnior, superintendente de Políticas Temáticas Transversais de Direitos Humanos, ressaltou o impacto social da iniciativa na vida dos jovens mineiros. "A importância é a transformação social. Queremos oferecer a inclusão produtiva para geração de renda e emprego. Esse evento representa uma transição na vida de um jovem que quer se inserir no mercado, abraçar seus sonhos e construir uma carreira", afirmou o superintendente. O evento reforça a articulação entre o setor público e entidades do setor produtivo para reduzir as barreiras de entrada de novos profissionais no mercado mineiro.
- UNA LIBERDADE PROMOVE ENCONTRO COM FOCO EM JORNALISMO ESPORTIVO
Atenção, estudantes de jornalismo e entusiastas do esporte! Por Luan Nicola — rpi webtv O Centro Universitário UNA realizará nesta terça-feira (31 de março), a primeira edição do ‘Jornadas’. Com o tema “Jornalismo(s) Esportivo(s) em ano de Copa do Mundo”, a iniciativa promove o intercâmbio entre estudantes, acadêmicos e profissionais do mercado. A programação gratuita acontecerá de forma híbrida entre o Campus Liberdade da UNA e a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. O encontro é aberto a alunos de outras instituições e ao público interessado na área. As atividades incluem workshops, painéis e oficinas. Será abordado desde a fotografia esportiva e o uso de dispositivos móveis, até a atuação das mulheres na área e os desafios da cobertura de grandes eventos. Os ingressos podem ser retirados antecipadamente via Sympla. Programação Completa: . 10h às 12h: Mesa-Redonda: Mulheres no esporte e no jornalismo esportivo – com Sálua Zorkot e Jeovana Oliveira (Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais); . 14h às 17h: Oficina de Fotografia esportiva – Rodney Costa (UNA Liberdade); . 14h às 17h: Oficina de Fotografia com celular – Dudu Macedo (UNA Liberdade); . 14h às 17h: Workshop de Memória e Esporte – Thiago Carlos Costa (Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais); . 14h às 17h: Oficina de Conteúdo digital esportivo – Daniel Ottoni (UNA Liberdade); . 14h às 17h: Workshop "Além do campo: reportagem especial em coberturas multimídia" – João Vítor Marques (UNA Liberdade); . 19h às 20h15: Painel: Cobertura Jornalística em ano de Copa do Mundo – com Toscano (Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais); . 20h30 às 22h: Mesa-Redonda: Mercado de trabalho do Jornalismo Esportivo – com Rivelle Nunes (Arena MRV) e Thiago Nogueira (Mineirão) (Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais). O evento é realizado pelo Centro Universitário UNA, em parceria com a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, que integra o Circuito Liberdade, na Praça da Liberdade. Iniciativas dessa natureza reforçam o compromisso do Circuito com a formação integral da comunidade, extrapolando o fomento estritamente cultural. 📝 Revisão de texto: Myllena Miranda
- EMERGÊNCIA RADIOATIVA – NOVA MINISSÉRIE DA NETFLIX
Estreia em 18 de março, na Netflix, a minissérie “Emergência Radioativa”, que conta sobre o acidente radioativo com o Césio-137, ocorrido em Goiânia em 1987. Por Luan Nicola — rpi webtv Reprodução: Netflix A minissérie foi criada por Gustavo Lipsztein e conta com direção geral de Fernando Coimbra, além de um elenco de peso, como Johnny Massaro, Paulo Gorgulho e Tuca Andrada, além das participações especiais de Leandra Leal e Emílio de Mello. Nesta quarta-feira (04), a Netflix divulgou um vídeo com depoimentos do elenco e imagens inéditas que serão exibidas na minissérie, além dos bastidores da produção. Em setembro de 1987, um aparelho de radioterapia abandonado, onde funcionava o Instituto Goiano de Radioterapia, foi aberto de forma indevida em um ferro-velho, espalhando o material radioativo Césio-137. Quatro pessoas morreram, e cerca de 1.143 pessoas foram afetadas pela catástrofe.
- PREMIAÇÃO DO GRAMMY 2026
Uma noite marcada por diversidade musical, performances históricas e discursos fortes Por Davi Lopes — rpi webtv Reprodução / Daniel Cole - Reuters A 68ª edição do Grammy Awards , realizada na noite deste domingo (01), entrou para a história como uma das mais diversas, politizadas e musicalmente ousadas da última década. Com apresentações memoráveis, discursos emocionados e vitórias simbólicas, a maior premiação da indústria musical celebrou não apenas os sucessos do ano, mas também a transformação constante da música global. A categoria mais aguardada da noite, "Álbum do Ano" , consagrou "Debí Tirar Más Fotos" de Bad Bunny , um trabalho que mescla inovação sonora e forte identidade artística, refletindo a tendência da Academia em reconhecer projetos autorais e menos comerciais. Esse prêmio se faz muito significativo no momento que o Estados Unidos vive com o atual governo, em sua política de imigração. Em seu discurso de agradecimento emocionante, o cantor porto riquenho dedica o prêmio a todos que enfrentaram desafios para seguir seus sonhos, ressaltou a força do amor e da união. Já o prêmio de Gravação do Ano foi para "luther" de Kendirck Lamar e SZA , destacando uma canção que dominou plataformas de streaming e rádios, marcada por produção sofisticada e impacto cultural. Em Canção do Ano , o Grammy 2026 causou polêmica ao premiar "WILDFLOWER" de Billie Eilish , por se tratar de uma música de seu último álbum que não levou nada na última edição, porém reforçou o poder da composição ao premiar uma obra de letra intimista e forte apelo emocional, enquanto a Artista Revelação "Olivia Dean" confirmou a aposta da indústria em novos talentos que nasceram nas redes sociais e conquistaram o público com autenticidade. O grande nome da noite, além de Bad Bunny foi Kendrick Lamar que com seu álbum "GNX" superou Jay-Z e se tornou o rapper mais premiado da história ao receber cinco gramofones dos nove que tinha sido indicado, entre eles estão "Melhor álbum de Rap" , "Melhor Canção de Rap" , "Gravação do Ano" , "Melhor Colaboração de Rap" e "Melhor Performance de Rap" . Lady Gaga também conquistou dois gramafones na noite nas categorias "Melhor Álbum de Pop" e "Melhor Gravação Pop" , empatando seu álbum "Mayhem" como o mais premiado da carreira junto com "The Fame Monster" . Outras categorias importantes mostraram um equilíbrio maior entre artistas consagrados e novas vozes, sinalizando uma Academia mais atenta à pluralidade de estilos, gêneros e narrativas. Se os prêmios chamaram atenção, as performances ao vivo foram, sem dúvida, o ponto alto da cerimônia. Um dos momentos mais comentados da noite foi a apresentação de abertura de Rose e Bruno Mars com o smash hit "APT" , que uniu diferentes gerações da música arrancando aplausos do público. Outro destaque ficou por conta de uma performance icônica do Tyler , The Creator, indicado em seis categorias e campeão de "Melhor Capa" pelo seu álbum "Chromakopia" , que transformou o palco em um momento de aclamação e desempenho impecável, inclusive eleita a melhor da noite pela Billboard. Outros grandes nomes também apostaram em cenários grandiosos, coreografias elaboradas e recursos tecnológicos, reforçando o Grammy como um espetáculo televisivo global, dentre eles estão Sabrina Carpenter, Lady Gaga, Bruno Mars, Clipse e Pharrel Willians, e Justin Bieber . Além das revelações Lola Young, Addison Rae, KATSEYE, Sombr, Alex Warren, Olivia Dean e Leon Thomas mostrando a que veio! Os tributos a Ozzy Osbourne e a Roberta Flack e D'Angelo emocionaram todos que assistiram as homenagens. Os discursos de agradecimento foram outro ponto forte da noite. Muitos vencedores aproveitaram o palco para falar sobre saúde mental, inclusão, representatividade e os desafios enfrentados por artistas fora do eixo tradicional da indústria musical. Além do protesto contra o ICE, política imposta pelo presidente Donald Trump que conseguimos observar em broches, discursos e entrevistas de diversos artistas, se posicionando contra e destacando o papel da música como ferramenta de impacto. Ao final da cerimônia, o sentimento geral foi de que o Grammy Awards 2026 conseguiu equilibrar tradição e inovação. A premiação mostrou-se mais conectada com o público contemporâneo, com o ambiente digital e com as transformações culturais que moldam a música hoje. Se esta edição deixou alguma mensagem, foi a de que a música continua sendo um dos principais espelhos do nosso tempo: diversa, inquieta e em constante evolução.
- GRAMMY 2026: DEU BRASIL! CAETANO E BETHÂNIA LEVAM MELHOR ÁLBUM GLOBAL
Santo e Amaro no palco do mundo: O Grammy celebra a genialidade dos irmãos Veloso Por Luan Nicola — rpi webtv Foi realizada neste domingo (01) a premiação do Grammy Awards 2026 ; os cantores brasileiros Caetano Veloso e Maria Bethânia venceram na categoria Melhor Álbum de Música Global com o disco "Caetano e Bethânia Ao Vivo" . Durante o evento em Los Angeles, Dee Dee Bridgewater representou os irmãos e recebeu em nome deles o prêmio. A turnê realizada por Caetano e Bethânia entre 2024 e 2025 passou por diversas cidades do país. No repertório do álbum contou com músicas como "Reconvexo" , "Cajuína" , "O Quereres" e "Alegria, Alegria" , além de uma versão inédita de "Fé" , de Iza, reinterpretada pelos irmãos. Essa foi a sexta indicação de Caetano. O artista já venceu duas vezes com "Livro (1998)" e "João Voz e Violão (2000)" . Com a vitória, Maria Bethânia é a primeira cantora brasileira de MPB a ganhar uma premiação no Grammy.
- ENSAIOS DA ANITTA: COMO UM DOS MAIORES FENÔMENOS DO PRÉ-CARNAVAL BRASILEIRO SE CONSOLIDOU
Como Anitta transformou um fracasso anunciado em uma das maiores turnês de Carnaval do Brasil Por Kelvin Philippe — rpi webtv O que hoje é um dos projetos mais desejados do pop brasileiro começou na verdade, como um erro quase consensual. Os Ensaios da Anitta, que atualmente lotam arenas, estádios, movimentam marcas e antecipam o clima do Carnaval em diversas regiões do país, nasceram cercados de desconfiança, resistência interna e prejuízo financeiro. A própria Anitta revelou esse bastidor durante sua participação no Mercado Livre Experience 2025, evento em que, além de anunciar a empresa como patrocinadora master do projeto, fez algo raro no universo das grandes estrelas: abriu publicamente os bastidores de um fracasso. UMA IDEIA SIMPLES E DESACREDITADA: O projeto surgiu em 2015, com uma proposta direta: realizar uma turnê pré-Carnaval, com grandes shows, misturando funk, pop e brasilidade, antes mesmo da festa popular começar oficialmente. Hoje, essa ideia parece óbvia. Na época, não. Segundo Anitta, ninguém “botou fé” no projeto. A própria equipe considerou a ideia arriscada. O irmão e sócio, Renan Machado, temia que o formato prejudicasse a imagem da cantora, que naquele momento passava por um forte reposicionamento de marca, com foco em sofisticação e expansão internacional processo que contou com apoio da agência ERAB. A resistência foi tamanha que, um mês antes da estreia, não havia sequer pré-produção estruturada. O FRACASSO VEIO E FOI BANCADO: O resultado foi exatamente o que muitos previram: prejuízo. 2016 foi um ano de perda financeira, 2017 trouxe ajustes, mas ainda sem lucro. Em 2018, o projeto chegou ao ponto de equilíbrio não ganhou, mas também não perdeu. A virada veio apenas em 2019, com um pequeno lucro. Para Anitta, esse processo revelou uma lógica que ainda incomoda muita gente no mercado: "Marca não nasce dando lucro marca nasce insistindo" . Os Ensaios não se tornaram um fenômeno por acaso. Tornaram-se porque entregam sempre a mesma sensação: antecipação, desejo e pertencimento. Não é apenas um show, é uma experiência recorrente, reconhecível e emocional. 2026 E A LEITURA DE TERRITÓRIO: A edição de 2026 escancara ainda mais essa maturidade estratégica. A escolha de Belém do Pará para abrir os Ensaios não foi aleatória. O Norte do Brasil vem ocupando, nos últimos anos, um espaço central no debate cultural contemporâneo, com a ascensão do tecnobrega, das aparelhagens e de artistas que reposicionam a região como potência criativa não como folclore. Um exemplo claro é o impacto do álbum “Rock Doido”, de Gaby Amarantos, que reafirma a cultura nortista como moderna, urbana e global. Anitta leu esse movimento. DO PALCO ÀS PLATAFORMAS E DE VOLTA AO PALCO: O EP “Ensaio da Anitta”, lançado em dezembro, já sinalizava esse direcionamento ao trazer Viviane Batidão, uma das maiores referências da música paraense, na faixa “Só Pra Tu”. Mas a estratégia não ficou restrita ao streaming. Anitta levou Viviane para o palco, performando ao vivo nos Ensaios, conectando o digital ao território físico e simbólico. É mais do que um feat: é posicionamento cultural, leitura de mercado e valorização regional. O QUE ESSE PROJETO ENSINA: Os Ensaios da Anitta provam uma verdade que poucos gostam de admitir: Todo mundo quer o projeto quando ele vira sucesso, mas ninguém quer bancar o prejuízo dos primeiros anos. O que parecia fracasso era, na verdade, uma ideia antes do tempo. Como já disse Ludmilla certa vez e a frase ecoa com força hoje: “Deve ser horrível não gostar da Anitta. Olhar pra cara dela e não poder chamá-la de fracassada.” No fim, a pergunta que o projeto deixa não é sobre música, Carnaval ou pop. É sobre visão, estratégia e Sold out.
- NASA LANÇA MISSÃO ARTEMIS II À LUA
No dia 7 de fevereiro, está previsto o lançamento do foguete Space Launch System (SLS) em direção à Lua com os astronautas Reid Wiseman, Victor J. Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen. Por Luan Nicola — rpi webtv 📸 Arte / Luan Nicola Já se passaram 50 anos desde a última missão lunar tripulada. Durante a missão Artemis II, os quatro astronautas passarão a cerca de 9,2 mil quilômetros da Lua e em seguida, retornarão à Terra. A missão terá duração aproximada de 10 dias, e o lançamento ocorrerá no Complexo de Lançamento 39B, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A primeira missão do programa Artemis, o Artemis I, durou 25 dias e contou com o lançamento de uma nave não tripulada, em novembro de 2022. Apesar de alguns problemas registrados durante a missão, ela foi considerada um sucesso. O Artemis II será a primeira missão tripulada a viajar além da órbita da Terra desde a Apollo 17, realizada em 1972. Caso seja bem-sucedida, a missão ajudará a definir o cronograma do Artemis III, que tem como objetivo levar astronautas novamente à superfície da Lua. Conheça os astronautas dessa missão: Reid Wiseman: Natural de Baltimore, no estado de Maryland, é formado em Engenharia de Computação e possui mestrado em Engenharia de Sistemas. Wiseman foi designado comandante da missão Artemis II. Participou de missões na Estação Espacial Internacional (ISS) e atuou como chefe do Escritório de Astronautas da NASA entre 2020 e 2022. Victor J. Glover: Natural de Pomona, na Califórnia, Glover é formado em Engenharia Geral e possui mestrados em Engenharia de Testes de Voo, Engenharia de Sistemas e Arte e Ciências Operacionais Militares. Aviador naval, foi piloto de testes de aeronaves como o F/A-18 Hornet, Super Hornet e o EA-18G Growler. Já atuou como piloto da missão SpaceX Crew-1, integrando a Expedição 64 da Estação Espacial Internacional, e foi designado como piloto da missão Artemis II. Christina Koch: Natural de Grand Rapids, Michigan, é a única mulher da tripulação. Christina Koch está designada como especialista de missão da Artemis II. Formada em Ciências, com graduação em Engenharia Elétrica e Física pela Universidade da Carolina do Norte, possui o recorde de voo espacial único mais longo realizado por uma mulher, com 328 dias consecutivos no espaço. Atuou como engenheira de voo a bordo da Estação Espacial Internacional, participando das Expedições 59, 60 e 61. Jeremy Hansen: Natural de London, Canadá. Em 2017, tornou-se o primeiro canadense a liderar uma turma de astronautas da NASA, sendo responsável pelo treinamento de candidatos dos Estados Unidos e do Canadá. É formado em Ciências Espaciais e possui mestrado em Física, com foco em pesquisa em rastreamento de satélites de campo de visão amplo. Hansen fará história ao se tornar o primeiro canadense a participar de uma missão tripulada à Lua.
- GRAMMY 2026: EXPECTATIVAS E DESTAQUES
Uma das edições mais aguardadas da história da premiação. Por Davi Lopes — rpi webtv Reprodução: Internet A edição de 2026 do Grammy acontece neste domingo (1°), e chega em um momento significativo para a indústria musical, marcada por transformações constantes, novos formatos de consumo e uma diversidade artística cada vez mais evidente. Considerada a principal premiação da música mundial, a cerimônia volta a ser centro das atenções ao reunir grandes nomes, novos talentos e debates importantes sobre o futuro da arte e do entretenimento. Ao longo do último ano, o cenário musical foi dominado por lançamentos que ultrapassaram fronteiras, misturaram gêneros e alcançaram públicos variados por meio das plataformas digitais. Nesse contexto, o Grammy 2026 surge como um reflexo desse período intenso, buscando reconhecer tanto o sucesso comercial quanto a qualidade artística das produções que marcaram o ano. A premiação também se destaca pelo seu formato grandioso, com performances ao vivo que costumam se tornar momentos históricos, além de discursos que frequentemente abordam temas sociais, culturais e políticos. A edição de 2026 reforça essa característica ao celebrar a música como ferramenta de expressão e transformação, isso é muito bem retratado com o destaque recebido pelo "Bad Bunny" com seu disco "DeBÍ TiRAR MáS FOToS" que celebra sua ancestralidade latina e inclui uma variedade de estilos musicais, até o "Mayhem" da "Lady Gaga" que emociona e provoca através de batidas industriais, baladas etéricas e refrões explosivos. Também podemos observar a indicações dos Brasileiros Caetano Veloso e Maria Bethânia, eles concorrem na categoria melhor álbum de música global por "Caetano e Bethânia ao vivo". Outro fator que evidencia a diversidade musical desta edição do Grammy é a indicação do girl group Huntr/x, da trilha sonora do filme K-Pop Demon Hunters, além de Rosé, integrante do BLACKPINK, em algumas das principais categorias da premiação. O K-pop é um gênero de alcance global, com inúmeros sucessos já consolidados nas paradas musicais internacionais. Ainda assim, apesar de sua crescente popularidade, esta é a primeira vez que um girl group recebe indicações nas categorias centrais do Grammy. Rosé também marca um feito histórico ao se tornar a primeira artista solo do K-pop a se apresentar e a ser indicada nas principais categorias da cerimônia, reforçando o avanço e o reconhecimento do gênero no cenário musical mundial. As expectativas para o Grammy 2026 são altas, especialmente nas categorias principais, como Álbum do Ano, Gravação do Ano e Artista Revelação. A disputa promete ser acirrada, com artistas que dominaram paradas de sucesso como Kendrick Lamar, Justin Bieber, Sabrina Carpenter, Post Malone, Lauryn Hill, Lady Gaga e Bad Bunny. Além disso, novos nomes que ganharam destaque recentemente surgem como apostas, reforçando a renovação constante do cenário musical. Addison Rae, Alex Warren, KATSEYE, Leon Thomas, Lola Young, Olivia Dean, Sombr e The Marías são os indicados a "Best New Artist" por terem marcado o ano com grandiosos hits. Outro ponto de atenção é a presença crescente de gêneros que, por muito tempo, tiveram menos espaço na premiação. Estilos como a música latina, o R&B, o rap e produções alternativas seguem ganhando reconhecimento, evidenciando uma Academia mais aberta às mudanças culturais e às novas formas de produzir e consumir música. Com apresentações aguardadas, possíveis surpresas e um clima de grande expectativa, o Grammy 2026 se consolida como uma das edições mais relevantes dos últimos anos. A cerimônia promete não apenas celebrar a música, mas também refletir os caminhos que a indústria tem seguido em um mundo cada vez mais conectado e plural. No meio de tantos artistas talentosos, renomados e revelações, fica difícil escolher o favorito para as indicações! Para quem você está torcendo?
- CINEMA A R$10 EM TODO O PAÍS
Ação acontece entre 5 e 11 de fevereiro e inclui filmes nacionais e internacionais em cartaz Por Luan Nicola — rpi webtv Reprodução: Internet A Semana do Cinema 2026 acontece entre os dias 5 e 11 de fevereiro e promete atrair o público às salas de exibição com ingressos a partir de R$ 10. A iniciativa reúne grandes redes como Cinemark, Cinépolis e UCI, oferecendo sessões com preços populares em todo o Brasil. A ação é organizada pela Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (FENEEC), com apoio da ABRAPLEX, Ingresso.com e Grupo Consciência, e tem como objetivo democratizar o acesso ao cinema. Os valores promocionais variam conforme o tipo de sala, dia da semana e horário da sessão, podendo chegar a R$ 12 em alguns casos. A promoção é válida para todas as produções em cartaz, incluindo filmes nacionais e internacionais. Entre os destaques está o longa brasileiro “O Agente Secreto”, que concorre a quatro indicações ao Oscar, além do sucesso internacional “Avatar: Fogo e Cinzas”, que segue em exibição nas principais redes. A Semana do Cinema é uma oportunidade para o público aproveitar a experiência da telona pagando menos. Os ingressos podem ser adquiridos nas bilheterias físicas e plataformas digitais das redes participantes.
- Os Simpsons vão celebrar 800 episódios com capítulo especial em fevereiro
Prestes a atingir um marco histórico na televisão, a série animada exibirá seu episódio número 800, que também marcará o encerramento da 37ª temporada. Por Luan Nicola — rpi webtv Reprodução: Divulgação Segundo a Entertainment Weekly, o episódio especial se chamará “Irrational Treasure” e levará Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie em uma viagem à Pensilvânia. Na trama, Marge decide colocar o Ajudante do Papai Noel em forma ao inscrever o cachorro da família em uma competição de agilidade canina. A história promete mistério, conspirações e o humor característico da produção. Para celebrar a marca dos 800 episódios, o capítulo também fará uma homenagem ao drama hospitalar The Pitt, da HBO Max, e contará com participações especiais dos atores Noah Wyle, Katherine LaNasa e Taylor Dearden. Além disso, o grupo Boyz II Men gravou uma nova versão do tema de abertura, e o episódio contará com um remix especial nos créditos finais. Criada pelo cartunista Matt Groening, Os Simpsons está no ar desde 1989, quando foi exibida pela primeira vez nos Estados Unidos, em 17 de dezembro. Atualmente, a série soma 37 temporadas e segue como uma das produções mais longevas da história da televisão. No Brasil, Os Simpsons estão disponíveis no Disney+.
- Brasil recebe a COP30: Conferência histórica colocará a Amazônia no centro das discussões climáticas
Pela primeira vez na história, a Amazônia será o centro das discussões globais sobre o clima. A COP30 acontece em Belém, reunindo líderes de mais de 190 países em busca de soluções sustentáveis para o planeta. Por Luan Nicola — rpi webtv Reprodução: RpiWebtv Entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, Belém, capital do Pará, receberá um dos eventos mais importantes do mundo e de grande relevância para o Brasil, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) . De acordo com o Governo Federal, são esperadas mais de 40 mil pessoas, incluindo lí deres de mais de 190 países. A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, conhecida como COP, teve origem durante a Rio-92 , quando foi assinada a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. O tratado internacional marcou o compromisso de diversos países em estabilizar as emissões de gases de efeito estufa. Em 1994, a Convenção entrou em vigor e, no ano seguinte, foi realizada a primeira COP, em Berlim, na Alemanha. Na ocasião, os líderes mundiais estabeleceram um protocolo e um plano de ação conjunto para reduzir as emissões globais e frear as mudanças climáticas. Realizada anualmente, a COP promove o encontro global de líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil, que se reúnem para discutir ações de combate às mudanças do clima. Em Belém, o evento contará com a presença de chefes de Estado, ministros, diplomatas, representantes da ONU, cientistas, líderes empresariais, ONGs e ativistas. Para o Brasil, a realização da COP30 representa uma oportunidade de reafirmar seu papel de liderança nas negociações sobre clima e sustentabilidade. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que a conferência na Amazônia terá um caráter especial: “Uma coisa é discutir a Amazônia no Egito; outra coisa é discutir a Amazônia em Berlim; outra coisa é discutir a Amazônia em Paris. Agora, não. Agora nós vamos discutir a importância da Amazônia dentro da Amazônia. Nós vamos discutir a questão indígena vendo os indígenas. Vamos discutir a questão dos povos ribeirinhos vendo os povos ribeirinhos e vendo como eles vivem.” Entre os principais temas que deverão ser debatidos na COP30 estão: . Redução das emissões de gases de efeito estufa; . Adaptação às mudanças climáticas; . Financiamento climático para países em desenvolvimento; . Tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono; . Preservação das florestas e da biodiversidade; . Justiça climática e os impactos sociais das mudanças do clima. A RpiWebtv prepara uma edição especial do programa Rpi Views, com destaques sobre a história da COP e uma entrevista com um engenheiro ambiental e mestre em saneamento, meio ambiente e recursos hídricos, trazendo uma análise sobre o significado e a importância da conferência que colocará Belém e a Amazônia no centro das atenções mundiais.










